Sobre a Revista

A Food Science Today (ISSN 2965-1190) é uma revista de acesso aberto (Open Access) e fluxo contínuo, cujo foco é fornecer um ambiente dedicado à publicação de pesquisas de alta qualidade e avanços científicos e tecnológicos em áreas correlatas à ciência de alimentos. Tanto a pesquisa fundamental quanto as ciências aplicadas são de interesse. São aceitos artigos originais e artigos de revisão. O idioma preferencial é o inglês, mas também são publicados artigos em português.

A Food Science Today possui DOI (Digital Object Identifier) para todos os artigos. Possuímos indexação junto à CrossRef,  Directory of Open Access Scholarly Resources (ROAD), Latindex, e Google Scholar. Estamos em constante busca por aperfeiçoamento para conseguir indexação em outros repositórios e receber métricas como fator de impacto (JCR), Qualis CAPES e CiteScore. 

Para garantir a autenticidade das autorias, o Comitê Editorial deste periódico científico exige a inclusão do ID ORCID ao submeter o seu trabalho. Você pode obter um identificador ORCID gratuito em https://orcid.org/register. Ao se registrar, os autores são solicitados a seguir os padrões de apresentação do ID ORCID, incluindo a URL completa, começando com "https://", imediatamente após o endereço de e-mail. Por exemplo, o formato deve ser assim: https://orcid.org/0000-0002-3442-3525.

 

Taxa de Processamento de Artigo (APC): R$ 300,00 (trezentos reais).

 

Objetivo e Escopo - Food Science Today

1. Introdução:
A Food Science Today é uma revista interdisciplinar revisada por pares dedicada ao avanço do conhecimento e compreensão de vários aspectos dentro do amplo campo da Ciência dos Alimentos. A revista serve como uma plataforma para pesquisadores, cientistas e profissionais da indústria divulgarem pesquisas de ponta, metodologias inovadoras e avanços críticos na ciência e tecnologia dos alimentos.

2. Objetivo:
O principal objetivo da Food Science Today é contribuir para a base global de conhecimento em Ciência dos Alimentos, promovendo avanços que abordem os desafios e oportunidades para garantir a segurança, qualidade e sustentabilidade do suprimento mundial de alimentos. A revista se esforça para promover uma abordagem holística à pesquisa em ciência dos alimentos, abrangendo várias disciplinas para proporcionar uma compreensão abrangente das complexidades dentro do campo.

3. Escopo:
A revista abrange uma ampla gama de subáreas dentro da Ciência dos Alimentos, incluindo, mas não se limitando a:

a. Química dos Alimentos:
Pesquisas originais e revisões relacionadas à composição, estrutura e propriedades dos componentes alimentares, incluindo macronutrientes, micronutrientes, compostos de sabor e aditivos.

b. Microbiologia e Segurança dos Alimentos:
Estudos focados nos aspectos microbiológicos dos alimentos, patógenos transmitidos por alimentos, deterioração de alimentos e tecnologias para garantir a segurança microbiológica dos produtos alimentícios.

c. Engenharia e Processamento de Alimentos:
Inovações em tecnologias de processamento de alimentos, incluindo métodos inovadores, otimização e avanços em preservação de alimentos, embalagem e controle de qualidade.

d. Qualidade e Ciência Sensorial dos Alimentos:
Exploração de fatores que influenciam a qualidade dos alimentos, avaliação sensorial e percepções do consumidor, bem como estratégias para aprimorar as experiências sensoriais globais.

e. Biotecnologia de Alimentos:
Pesquisas sobre a aplicação de ferramentas e técnicas biotecnológicas na produção de alimentos, incluindo organismos geneticamente modificados, tecnologia enzimática e processos de fermentação.

f. Ciências Nutricionais:
Estudos sobre o conteúdo nutricional dos alimentos, padrões dietéticos, epidemiologia nutricional e intervenções para abordar a desnutrição e promover a saúde geral.

g. Sustentabilidade e Segurança Alimentar:
Exame de práticas sustentáveis de produção de alimentos, tecnologias eficientes em recursos e estratégias para garantir a segurança alimentar global, minimizando o impacto ambiental.

h. Política Alimentar e Economia:
Exploração de políticas, regulamentações e aspectos econômicos que influenciam a produção, distribuição e consumo de alimentos, com foco na promoção de práticas equitativas e sustentáveis.

i. Tendências e Inovações Emergentes:
Cobertura de novas e emergentes tendências, tecnologias e inovações que têm o potencial de revolucionar o campo da Ciência dos Alimentos.

4. Diretrizes de Submissão:
Os autores são convidados a enviar artigos de pesquisa originais, revisões e comunicações breves que estejam alinhados com o objetivo e escopo da revista. As submissões devem contribuir significativamente para o avanço do conhecimento nas diversas subáreas da Ciência dos Alimentos, tais como: Alimentos e Nutrição, Ciência de/dos Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Engenharia e Ciência de Alimentos.

A Food Science Today visa tornar-se uma fonte líder de informações, promovendo a colaboração e o diálogo entre pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas, contribuindo, em última análise, para o aprimoramento dos sistemas alimentares globais.

Loading...