Mobilidade urbana em pequenas cidades – desafios de transporte e infraestrutura viária: como essas questões impactam a vida cotidiana dos moradores de Forquilha, CE
DOI:
https://doi.org/10.58951/dataset.2024.023Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Pequenas cidades, Trânsito, Infraestrutura viáriaResumo
O transporte e a infraestrutura viária são importantes componentes da mobilidade urbana na era atual, pois influencia diretamente a qualidade de vida e segurança da população das cidades, fazendo parte do dia a dia de grande parte da população que se desloca para efetuar várias atividades. Eles também contribuem para o desenvolvimento da cidade e interfere em sua organização espacial e social. Assim, conhecer as características do perfil do Sistema e organização da mobilidade urbana de Forquilha é de fundamental importância. Evidenciamos que a falta de planejamento adequado e infraestrutura viária adequada afeta diretamente a qualidade de vida, o acesso a serviços e a segurança dos cidadãos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo diagnosticar e analisar o sistema de trânsito e infraestrutura urbana da cidade de Forquilha – CE, com intuito de propor melhorias no que tange o planejamento da mobilidade urbana dos cidadãos de Forquilha.
Referências
Agência Nacional de Transportes Públicos - ANTP (2002). Acesso em 18 de agosto de 2024. Disponível em <http://antp.org.br>
Agência Nacional de Transportes Públicos – ANTP (1990). Dimensionamento de Linhas de ônibus – Módulo 3 – Instruções Básicas. 1ª Ed. Junho de 1990.
Branco, G. M. (1990). O Proconve: Alcance e dificuldades. In: Secretaria do Meio Ambiente. Meio Ambiente e Transporte Urbano. São Paulo, 1990.
Brasil. (2001). Lei Federal nº 10.257, de 10/07/2001: Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana (Estatuto da Cidade) e da outras providências. Acesso em junho de 2024. Disponível em: < www.planalto.gov.br>.
Brasil. (2007). Ministério das Cidades. Guia PlanMob. Construindo a Cidade Sustentável. Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob. 184 p.
Bridi, J.; Soares, B. R. (2003). Transformações sócio-espaciais nas pequenas cidades do Triângulo Mineiro: Um estudo em Tupaciguara. In: II Simpósio Regional de Geografia. “Perspectivas para o Cerrado no século XXI”. Universidade Federal de Uberlândia – Instituto de Geografia. 26 a 29 de novembro de 2003.
Engel, A. S. (2004). O papel das pequenas cidades frente à re-estruturação da rede urbana do Triangulo Mineiro: Monte Alegre de Minas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia.
Ferraz, A.C.P; Torres, I.G.E. (2001). Transporte público urbano. Editora Rima. São Carlos. 428 p.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2007). Acesso em 26 de junho de 2024. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/MG.pdf>
Ministério das Cidades. 2012. Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília: Ministério das Cidades.
Prefeitura Municipal de Forquilha. (2019). Plano Diretor de Forquilha. Forquilha: Prefeitura Municipal.
Resende, V. (1982). Planejamento urbano e ideologia: quatro planos para a cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. 126 p.
Santos, M. (1993). A Urbanização Brasileira. São Paulo: Editora Hucitec.
Santos, M. (1979). O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 345 p.
Soares, B. S. (1997). Urbanização no cerrado mineiro: o caso do Triângulo Mineiro. In: Silva, J. B. da.(org.) A cidade e o Urbano: Temas para debates. Fortaleza, EUFC, 1997, p.105 a 122.
Torre, F. de La. (2002). Sistemas de Transporte Turístico. Tradução: Cláudia Bruno Galvãn. São Paulo. Ed. Roca.
Vasconcellos, E. A. de. (2000). Transporte Urbano nos Países em Desenvolvimento: Reflexões e propostas. 3ª Ed. São Paulo. Ed. Annablume.
Vasconcellos, E. A. de. (2005). A Cidade, o Transporte e o Trânsito. São Paulo. Ed. Prolivros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José de Carlos Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista publica seus artigos em Acesso Aberto sob licença Creative Commons (CC BY 4.0).
Você é livre para:
Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, inclusive comercial.
Adaptar – remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, até mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazerem qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença para elementos do material de domínio público ou onde seu uso for permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Nenhuma garantia é dada. A licença pode não conceder todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a forma como você utiliza o material.